
Neste meio de semana que passou, foi disputada a penúltima rodada da fase de grupos da UEFA Champions League. Além de ingorar alguns favoritismos, a quinta rodada reservou surpresas com altas chances de pintar nas oitavas. Para a última rodada, em 6/7 de dezembro, confira a síntese da situação de cada um dos 32 participantes.
Grupo A:
Bayern de Munique: mesmo em em um grupo aparentemente difícil, os bávaros fizeram uma campanha irettocável, digna de quem sonha em brigar pelo título, que será posto em prova na Allianz Arena. Com 13 pontos, o Bayern já se garante na primeira posição do grupo e deve poupar atletas na última rodada.
Napoli: brilhante é um dos termos que podemos usar para descrever não só a vitória do Napoli sobre o Manchester City, em um San Paolo abarrotado e contagiante, mas também sua campanha como um todo, a qual deve levar a raçuda equipe italiana, comandada por Cavani, às oitavas, sonho que está perto demais, necessitando apenas de uma vitória sobre o Villarreal, que levaria os napolitanos a 11 pontos. Histórico.
Manchester City: com 7 pontos, o clube milionário de Manchester mostra que dinheiro não é sempre sinônimo de felicidade, visto que a precoce eliminação na Champions está pra lá de perto. Com 7 pontos, os Citizens pagam caro pelos tropeços no comecinho da Champions e devem disputar a segunda fase em diante da Europa League, caso fique mesmo com a terceira colocação do grupo, que o renderia um dos troféus decepção da temporada.
Villarreal: 5 derrotas em 5 jogos resumem a ridícula participação do Villarreal nessa Champions. A lanterninha do grupo é mais do que merecida.
Grupo B:
Internazionale: uma campanha de altos e baixos em um grupo relativamente fácil já fizeram da Inter a primeira colocada do grupo. Com 10 pontos, é bom que não se iluda, pois a temporada da Inter como um todo está longe de ser considerada boa, além de hoje não ser apontada como uma das favoritas ao título da Champions.
Trabzonspor: a zebra turca entrou pela porta dos fundos nessa Champions, mas já merece aplausos por ter apenas uma derrota na competição e não ter sido derrotada pela cabeça-de-chave do grupo. Com 6 pontos, está na segunda colocação, mas na próxima rodada deverá perder para o Lille e cair fora, talvez ganhando apenas uma vaguina na Liga Europa como consolação.
Lille: mesmo com uma vitória em cinco jogos, o time francês só depende de si para chegar às oitavas, basta ganhar do Trabzonspor em casa que chegará aos 8 pontos suficientes à classifcação que seria histórica.
CSKA Moscow: os moscovitas não pularam os principais obstáculos que o fariam favoritos à classifcaçãoà esta altura do campeonato. Com 5 pontos, jogam um futebol muito fraco, precisam de uma vitória sobre a desmotivada Inter na última rodada e um empate entre Lille x Trabzonspor.
Grupo C:
Benfica: Invicto na temporada, os lisboetas já deixaram sua marca nessa Champions ao empatarem com o Manchester United em Old Trafford e por estarem a uma vitória sobre o Otelul Galati para garantirem a primeira colocação do grupo. Com 9 pontos, é vencer e comemorar.
Manchester United: uma das decepões do torneio, o United tem 2 vitórias em cinco jogos e jogará sua classifcação contra o Basel, na Basileia, na próxima rodada. Caso perca, estará eliminado. Empatar é garantia de classificação e vitória pode até signifcar liderança da chave, mas para isso será preciso um tropeço do Benfica.
Basel: estar regularmente participando da Champions fez com que o Basel já se acostumasse com o torneio de grife. Desta vez, já orgulha seu torcedor com a possibildade de classifcação e de até acabar em primeiro do grupo depois da disputa da última rodada. Para avançar, necessita "apenas" de uma vitória sobre o Manchester United em casa e para ser primeiro precisará vencer e torcer para um tropeço do Benfica.
Otelul Galati: um dos piores times do torneio se orgulha por não ter levado nenhuma goleada até aqui, pois não tem do que mais se orgulhar e muito menos aspirar na última rodada.
Grupo D:
Real Madrid: O Real tem o melhor ataque(ao lado do Barcelona) e a melhor defesa da Champions. Já se classificou em primeiro de seu grupo e deverá jogar contra o Ajax, em Amsterdam, com time misto, de olho no clássico com o Barça, 5 dias depois. A campanha estupenda não é a única seta que indica que o Real é sério favorito ao título europeu, o que também dá esse indício é a forma como o time vem jogando.
Ajax: está com a faca e o queijo nas mãos para chegar às oitavas. Precisa empatar com o Real Madrid em casa para avnçar. Caso perca, obrigará o Lyon a fazer saldo em uma eventual goleada contra o Dinamo Zagreb.
Lyon: está decepcionando nesta temporada e deve ficar de fora das oitavas depois de um bom tempo. Caso queira se classificar precisa torcer para o Real Madrid vencer o Ajax e fazer sua parte contra o Dinamo Zagreb, mas goleando-o, afinal os saldos são - Ajax: 3/Lyon: -4.
Dinamo Zagreb: a campanha pífica do time croata deixa um único alento: ter feito 2 gols no Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, embora tenha tomado 6.
Grupo E:
Bayer Leverkusen: O Leverkusen, ao lado de Bayern e Real Madrid, é um dos três times que conseguiu 3 vitórias em casa por enquanto, e é esse diferencial que lhe deu a classificação antecipada às oitavas e pode lhe render a primeira colocação do grupo, surpreendentemente. Tirar o poderoso Chelsea da liderança já é motivo de comemoração.
Chelsea: assim como Manchester United e City, os Blues tem sua classificação ameaçada e precisam vencer ou empatar sem gols com o Valencia para não ser eliminado. Caso haja empate com gols, seria certa a eliminação vexamatória.
Valencia: os 7 x o sobre o Genk fizeram com que o Valencia ultrapassasse o Chelsea em termos de saldo de gols e precise de um empate com os ingleses com gols na próxima rodada, em Stamford Bridge, para chegar às oitavas. Será o duelo entre um médio animado contra um poderoso enfraquecido.
Genk: ter conquistado 2 pontos já orgulha os belgas, apesar de tomar a maior goleada do torneio até aqui. Na próxima rodada, irão receber o empolgado Bayer Leverkusen, que está em busca de uma vitória para assegurar a liderança.
Grupo F:
Arsenal: embora tenha tido um começo contrubado de derrotas no começo da temporada, os Gunners já se garantiram como líderes da chave -- 3 vitórias e 2 empates -- e esboçam que darão trabalho a partir das oitavas. Quem diria...
Olympique de Marseille: começou a cem por hora a Champions, mas já não vence há 3 rodadas e perdeu 2 em casa, o que pode comprometer a classifcação dos franceses. Na próxima rodada, duela com o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park. Caso vença, classifica-se sem depender de ninguém. Se empatar, torcerá para o Olympiakos empatar também, enqaunto que se perder e os gregos não vencerem, a decisão ficará no saldo ou no confronto direto com o Dortmund, que precisará de 4 x 0 para ultrapassá-lo.
Olympiakos: com 6 pontos, está 1 atrás do Marseille e torcerá para este não vencer o Dortmund. Caso empate com o desmotivado Arsenal na última rodada e o Marseille perca para o Dortmund, avançará. Se perder dos Gunners, não terá nenhuma chance.
Borussia Dortmund: a situação do atual campeão alemão é delicada, mas a matemática é mais simples para se entender a relação a seus dois outros concorrentes. É preciso que vença o Olympique por 4 x 0 e o Olympiakos perca para o Arsenal. Só assim, ficará em segundo.
Grupo G:
APOEL: a zebra cipriota já está classificada e precisa apenas vencer o dececpionate Shkahtar Donetsk na última rodada para ser o primeiro da chave sem depender de ninguém.
Zenit: com 8 pontos, bobeou ao empatar em casa com o APOEL e agora terá de segurar o Porto no Estádio do Dragão, com pelo menos um empatezinho, para avançar.
Porto: Ao atual campeão da Europa League basta vencer os russos do Zenit para chegar aos 1o pontos e consequentemente às oitavas, depois de 2 temporadas. Caso contrário, terá de disputar a Europa League a fim de tentar o bicameponato.
Shakhtar Donetsk: Depois de ser quadri-finalista na última Champions, os ucranianos terão a missão única e exclusiva na temporada de conquistarem o tri nacional e voltarem à Liga na temporada 2012/13 para tentarem mostrar bem mais do que mostraram até agora nessa edição.
Grupo H:
Barcelona: a vitória sobre o Milan, em San Siro, premiou o Barcelona com a primeira colocação antecipada do grupo, proeza que provavelmente fará com que os catalães poupem atletas diante do BATE Borisov, já que estará focado apenas no duelo contra o Real Madrid, no dia 11.
Milan: já está matematicamente classifcado em segundo sem chances de encarar o Barça nas oitavas. Contra o Viktoria Plzen, na República Tcheca, deve poupar atletas com vistas para o Calcio.
Viktoria Plzen: venceu o BATE na Bielorrússia e deu um passo gigante para ficar com a terceira colocação e consequentemente poder disputar o mata-mata da Europa League.
BATE Borisov: para chegar a segunda fase da Europa League, o BATE precisará vencer o Barcelona no Camp Nou e torcer para o Plzen perder do Milan em casa.